Temporada da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025
Desde segunda-feira (17), a temporada da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 começou. Mesmo sem obrigatoriedade, especialistas recomendam que contribuintes que tiveram imposto retido ou fizeram pagamentos antecipados enviem a declaração para possíveis restituições. A declaração serve para consolidar informações e permitir a apuração correta do imposto devido ou restituição de valores pagos a mais.
O preenchimento correto da declaração é fundamental para garantir a restituição, caso haja valores a serem devolvidos. A indicação de uma conta bancária própria, incluindo a possibilidade de usar o PIX com o CPF, é essencial para receber a restituição. A Receita Federal não permite o pagamento a terceiros, salvo em casos de conta conjunta.
Em caso de dúvidas sobre a conta informada, é recomendável corrigir os dados antes do processamento da restituição pelos canais oficiais da Receita Federal. Confira se você se enquadra nos critérios de obrigatoriedade para declarar o Imposto de Renda e evite problemas com a Receita Federal.
Júlio Rossato